Brasil
Você está no:
Brasil  (Alterar)
Central de Atendimento Central de Atendimento Whatsapp Telefone
Ligação grátis ou Whatsapp
0800 580 0836
 
CursosVirtuais.net
Separador
        

Inicio    /    Blog    /   

Modelos de Monografias: Guia Completo para Formatação


Por Equipe CursosVirtuais.net
Em 03/02/2018

Quando se trata de escrever uma monografia, a formatação correta é essencial para garantir a qualidade e a organização do trabalho acadêmico. Existem diferentes modelos de monografias que podem ser seguidos, dependendo das diretrizes da instituição de ensino ou das normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

1. Estrutura básica da monografia

A estrutura básica de uma monografia geralmente inclui os seguintes elementos:

1.1 Capa

A capa é a primeira página da monografia e deve conter informações como o título do trabalho, o nome do autor, o nome da instituição e a data de entrega.

1.2 Resumo

O resumo é um breve resumo do conteúdo da monografia, destacando os principais pontos abordados no trabalho.

1.3 Sumário

O sumário é uma lista dos capítulos e seções da monografia, indicando a página em que cada um deles começa.

1.4 Introdução

A introdução apresenta o tema da monografia, justifica a relevância do estudo e estabelece os objetivos e a metodologia utilizada.

1.5 Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte principal da monografia, onde são apresentados os resultados da pesquisa, as análises e as discussões sobre o tema.

1.6 Conclusão

A conclusão resume os principais pontos abordados na monografia e apresenta as considerações finais do autor.

1.7 Referências bibliográficas

As referências bibliográficas são a lista de todas as fontes consultadas e citadas ao longo da monografia.

2. Modelos de formatação

Existem diferentes modelos de formatação que podem ser utilizados na elaboração de uma monografia. Alguns dos mais comuns são:

2.1 ABNT

A ABNT é a principal norma utilizada no Brasil para a formatação de trabalhos acadêmicos. Ela estabelece regras para a estrutura, citações, referências bibliográficas, entre outros aspectos.

2.2 APA

A APA (American Psychological Association) é um modelo de formatação amplamente utilizado na área das ciências sociais e comportamentais. Ele também define regras para a estrutura, citações e referências bibliográficas.

2.3 Vancouver

O estilo Vancouver é comumente utilizado na área da saúde e estabelece regras específicas para a formatação de trabalhos científicos nessa área.

3. Cursos online na área de formatação de monografias

A CursosVirtuais.net oferece uma variedade de cursos online na área de formatação de monografias, que podem ajudar os estudantes a aprenderem as técnicas corretas de formatação e a utilizar os modelos adequados. Esses cursos são ideais para quem deseja aprimorar suas habilidades de escrita acadêmica e garantir a qualidade dos trabalhos.

Alguns dos cursos oferecidos pela CursosVirtuais.net na área de formatação de monografias incluem:

3.1 Curso de Formatação ABNT

Este curso aborda as principais regras da ABNT para a formatação de trabalhos acadêmicos, incluindo monografias, dissertações e teses.

3.2 Curso de Formatação APA

Este curso ensina as diretrizes da APA para a formatação de trabalhos acadêmicos, com foco nas ciências sociais e comportamentais.

3.3 Curso de Formatação Vancouver

Este curso explora as regras do estilo Vancouver para a formatação de trabalhos científicos na área da saúde.

Os cursos da CursosVirtuais.net são totalmente online, o que permite que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade de tempo. Além disso, eles contam com materiais didáticos de qualidade e suporte de tutores especializados.

Conclusão

A formatação correta é fundamental para a qualidade e a organização de uma monografia. Existem diferentes modelos de formatação, como a ABNT, APA e Vancouver, que podem ser utilizados de acordo com as diretrizes da instituição de ensino ou as normas estabelecidas. A CursosVirtuais.net oferece cursos online na área de formatação de monografias, que podem ajudar os estudantes a aprenderem as técnicas corretas e a utilizar os modelos adequados. Invista em seu conhecimento e aprimore suas habilidades de escrita acadêmica com os cursos da CursosVirtuais.net.


Outros Cursos Cursos online recomendados  Topo
Imagem do Curso Online Marcenaria

Marcenaria

Aprenda uma das profissões mais antigas de uma maneira rápida e fácil com o Curso de Marcenaria.

Curso completo a partir de
R$ 15,00
 Taxa única   Sem mensalidades 
 
Certificado GRÁTIS

 
Carga horária: de 8 até 200 horas
-
Imagem do Curso Online Papietagem

Papietagem

Com o curso de Papietagem você vai aprender uma nova técnica de criar objetos decorativos. Você vai poder presentear ou...


Curso Grátis
 Taxa única   Sem mensalidades 
 
Certificado GRÁTIS

 
Carga horária: 2 horas
-
Imagem do Curso Online Fabricação de Pipas

Fabricação de Pipas

Aprenda a fazer pipas, também conhecidas como papagaio ou pandorga. Com o Curso e saiba tudo o que precisa para fazer...


Curso Grátis
 Taxa única   Sem mensalidades 
 
Certificado GRÁTIS

 
Carga horária: 2 horas
 

Sobre nós

A CursosVirtuais.net é uma empresa renomada na área de educação a distância em língua portuguesa, sendo referência desde 2006. Nossa atuação abrange cursos online voltados para diversas finalidades, disponíveis no Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. Ao longo dos anos, conquistamos a confiança de milhares de alunos matriculados e já emitimos mais de 350 mil certificados, consolidando nosso compromisso com a qualidade educacional.

Links

Central de atendimento Sala de aula virtual Consultar certificado Todos os cursos Blog Cursos online no Brasil Política de privacidade Termos de uso

Redes sociais

Facebook    Whatsapp

Pague com

Pague com Visa Pague com Mastercard Pague com Diners Pague com Elo Pague com Hipercard Pague com Amex Pague com Mercado Pago Pague com Paypal Pague com Boleto Pague com Pix
Brasil CURSOS VIRTUAIS LTDA
Caixa Postal 446, Centro, Ibiuna, São Paulo, CEP 18150000, Brasil
CNPJ 08.179.401/0001-62
USA CURSOS VIRTUAIS LLC  
166 Geary St. 15th Floor Suite #205, San Francisco, California 94108, USA
EIN 30-1369092