Faça o download do programa pedagógico e grade curricular completa do curso clicando aqui.
em até 3x de R$ 10,00 no cartão
R$ 30,00 no boleto ou pix
Como funciona?
Faça a matrícula no curso online de Automação Industrial clicando acima no botão "Matricule-se agora!" escolhendo a carga horária desejada. Na próxima tela preencha seus dados, escolha a forma de pagamento (Boleto Bancário, PayPal ou Cartão de Crédito) e faça o pagamento. Confirmando o pagamento você receberá os dados de acesso por email e poderá acessar seu ambiente de estudos e prova final. Realizado o estudo, completando a carga horária e tirando eventuais dúvidas com o professor você já pode fazer a prova final e obter seu certificado. Caso seja reprovado poderá fazer a prova final novamente gratuitamente até ser aprovado. Sendo aprovado seu certificado será emitido imediatamente e enviado por email, também podendo ser salvo em PDF na sua sala de aula virtual.
Duração do curso
Você pode completar a carga horária de 8 horas em no mínimo 1 dia e no máximo 1 ano. O curso será finalizado com a realização da prova final. O certificado é emitido imediatamente após aprovação na prova final. Estude no seu tempo e disponibilidade em qualquer dia e horário, sendo apenas necessário que o aluno não faça dois cursos ao mesmo tempo no mesmo período de estudos.
Autorização legal
Curso livre com fundamento legal na Constituição Federal/88 Artigo 206 sobre a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, Artigo 209, Lei 9.394/96, Decreto 5.154/2004 e Norma CNE 04/99 - MEC (Ministério da Educação) Artigo 7 §3 onde demandas de atualização e de aperfeiçoamento de profissionais poderão ser atendidas por meio de cursos ou programas de livre oferta.
Pré-requisitos
Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar do curso online de Automação Industrial. O curso poderá ser feito por pessoas de qualquer idade e grau escolar bastando saber ler, escrever e ter acesso à internet com computador ou celular.
Certificado grátis
Você não precisa pagar pelo certificado, ele é grátis e enviado junto com o curso em formato digital assinado pelo professor responsável. O certificado pode ser personalizado conforme você desejar basta entrar em contato conosco e pode ser usado para complemento de horas extracurriculares na faculdade, apresentação em concursos públicos (mediante verificação do edital), progressão funcional, provas de título, acréscimo ao currículo e outras finalidades diversas onde certificados de cursos livres são aceitos. Nosso certificado possui informações completas, legislação e sistema de segurança, registro com livro e folha, validação por QR Code e em até 10 minutos uma cópia digital já estará em seu email assim que você for aprovado na prova final.
Outra vantagem é que sua carteira de estudante já está inclusa no valor do curso, ou seja, ela é grátis em formato digital. Nossa carteira de estudante possui informações completas, validade, foto do aluno e sistema de segurança com validação por QR Code no verso.
Economize dinheiro fazendo um curso online, você poderá estudar o curso online de Automação Industrial em sua cidade de forma fácil e rápida. Nosso curso foi desenvolvido para que você estude na sua residência, trabalho, ou qualquer outro lugar apenas com acesso a internet no computador ou celular, em qualquer data ou horário obtendo ao final do curso seu certificado e aprimorando sua qualificação.
Opinião de quem já fez
Primeiramente gostaria de agradecer aos realizadores desse projeto, que visou contribuir com as pessoas que tem pouco tempo para estudar e mesmo assim sacrificam alguns minutos por dia para buscar seu crescimento profissional. Gostei muito do curso de automação industrial que fiz e recomendo essa escola virtual.
por Saul Rodrigues Custódio Salvador/BA
Formas de pagamento
O pagamento do curso é único e sem mensalidades, ou seja, você paga apenas uma vez e terá acesso completo ao curso online com certificado. Pagando com cartões de crédito ou PayPal o curso é liberado imediatamente e você já pode começar a estudar e obter seu certificado e carteira de estudante. Com pagamento por boleto bancário o curso é liberado em até 1 dia útil após o pagamento. Pagando por Pix através do Código QR ou Código Pix copia e cola a liberação de acesso aos estudos é imediata logo após o pagamento. Você também pode pagar através do Mercado Pago com seu saldo, cartão auxílio Caixa e cartões de débito.
Ambiente de estudos
Após confirmação de pagamento o aluno receberá os dados de acesso por email. O acesso será para a Sala de Aula Virtual com seu email ou CPF e senha. Na Sala de Aula Virtual o aluno acessará os materiais de estudo, tirar dúvidas com o professor/tutor e também poderá fazer a prova final para obter do certificado de conclusão do curso. A prova final fica disponível assim que o aluno realizar o estudo do material na sala de aula virtual e completar a carga horária podendo fazê-la assim que se sentir preparado. Caso não seja aprovado você poderá realizar a prova novamente e gratuitamente quantas vezes forem necessárias para aprovação e obtenção do certificado.
Compatível com computadores e celulares
O curso online de Automação Industrial é em sala de aula virtual totalmente compatível com computadores, tablets e celulares. Todas as funções da sala de aula e acesso ao material de estudo estão disponíveis para que o aluno tenha comodidade em estudar, realizar a prova final e imprimir o certificado.
Carga horária
A grade curricular não muda com a carga horária maior, no entanto quanto maior a carga horária mais tempo o aluno deverá estudar o material disponibilizado e isso constará em seu certificado. Escolhendo também uma carga horária superior o aluno terá uma prova final mais difícil e com mais questões. As informações escritas no certificado sempre constarão a carga horária contratada mesmo que o aluno tenha estudado eventualmente por mais tempo. Criamos uma tabela para ajudar você a se orientar e escolher a melhor carga horária para atingir seu objetivo:
Atividade curricular obrigatória
8, 20 e 40 horas
Carga horária complementar para faculdade
8, 20 e 40 horas
Anexado ao currículo para comprovação de aptidão
40, 60, 80 e 100 horas
Formação continuada ou reciclagem
80, 100, 120 horas
Gratificações adicionais conforme plano de carreira
80, 100, 120, 140, 160 e 180 horas
Provas de títulos de concursos públicos
80, 100, 120, 140, 160 e 180 horas
Processos de recrutamento e seleção
100, 120, 140, 160 e 180 horas
Aperfeiçoamento
180, 200 e 240 horas
Busca por excelência e expertise
240 horas, 300 e 360 horas
Licença de capacitação profissional
360, 400 e 440 horas
Declaração de matrícula para licença de capacitação
Todos os alunos matriculados tem em sua sala de aula virtual um comprovante de matrícula eletrônico gerado por nosso sistema para download. O aluno poderá solicitar, caso o órgão empregador exija, uma declaração comprobatória específica de inscrição onde constem todos os dados relacionados ao curso no qual está matriculado, como o conteúdo programático e o período de estudos agendado. Nossa equipe está comprometida com a rapidez no atendimento bem como a emissão de documentos exigidos sobre nosso curso e instituição.
O curso é livre, de aperfeiçoamento/qualificação e isento da necessidade de registro no MEC. Curso livre não se classifica como curso superior de graduação, pós-graduação, ensino médio ou técnico. Os cursos livres são regulamentados pela Lei 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional que integram a Educação Profissional e caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.
Grade curricular e informações
O curso de Automação Industrial online da CursosVirtuais.net tem um rico conteúdo programático, oferecendo todo o conhecimento profissional para o aluno entrar no mercado de trabalho. O profissional estará apto a projetar máquinas, redes industriais, sistemas digitais de controle, além de criar e gerenciar máquinas e equipamentos com o intuito de reduzir os custos e aumentar a produção.
O curso é indicado para quem é apaixonado por matemática, física, eletroeletrônica e informática, pois todo esses tópicos são necessários para projetar, criar e realizar manutenção em sistemas industriais de automação. Além disso, você ainda aprenderá a programar automação, sempre visando a inovação e a redução dos custos de produção.
O conteúdo de nosso curso online de Automação Industrial está divido em 13 apostilas, cada uma ensinando um conhecimento necessário para o aprendizado essencial de formação de um bom profissional. As apostilas estão divididas em Automação Básica, Fundamentos da Automação, Introdução aos Sistemas de Automação, Introdução à Automação Industrial, Sistemas de Automação Industrial, Automação de Processos Industriais, Lógica de Programação, Técnicas de Programação em GRAFCET Parte 1 e 2, Aplicações em Automação, Sistemas Digitais de Controle Distribuído, Básico de Controladores Programáveis e Sistemas Supervisórios e SDCD.
Após concluir o curso de Automação Industrial da CursosVirtuais.net, o profissional estará apto a atuar no mercado de trabalho, com um certificado válido em todo território brasileiro.
Conteúdo 1: Automação Básica
Noções de circuitos lógicos
Tópicos da álgebra de boole
Simplificação de circuitos lógicos
Montagem de circuitos com condições estabelecidas
Príncipio de controle sequencial e circuitos básicos
Controle sequencial
Circuito sequencial
Circuitos básicos
Diagramas de comando
Intertravamento de contadores
Sistemas de partida de motores
Comando de um contator por botões ou chaves
Reversão de rotação de motor trifásico com contator
Reversão de rotação de motor trifásico com contator e chaves fim de curso
Partida com comutação automática estrela-triângulo de um motor
Partida automática de motor trifásico com autotransformador
Partida com motor de rotor bobinado com comutação de resistência
Partida consecutiva de motores com relés temporizados
Partida automática e frenagem eletromagnética de motor trifásico
O controlador lógico programável
Surgimento do controlador programável
Arquitetura do controlador programável
Programação do controlador programável
Arquitetura digitais e interface homem-máquina
Sistema de aquisição de dados "DAS"
Sistema supervisório de controle "SPC"
Sistema de controle digital direto "DDC"
Sistema de controle com controladores programáveis
Sistema de controle digital distribuído - "SDCD"
Conteúdo 2: Fundamentos da Automação
Automação
Objetivos
Automação
Automação e mão de obra
Automação e controle
Automação e eletrônica
Graus de automação
Ferramentas manuais
Ferramentas acionadas
Quantificação da energia
Controle programado
Controle com realimentação negativa
Controle da máquina com cálculo
Controle lógico da máquina
Controle adaptativo
Controle indutivo
Máquina criativa
Aprendendo pela máquina
Sistemas de automação
Componentes eletromecânicos
Chave
Polos e terminais
Chave liga-desliga
Chave botoeira
Chave seletora
Critérios de seleção
Solenóide
Seleção
Relés
Definição e funções
Características
Aplicações
Seleção de relés
Temporizadores
Atraso para ligar
Atraso para desligar
Contadores
Contagem simples
Dois contadores
Número de peças
Proteção de circuitos
Fusível
Disjuntor (circuit breaker)
Símbolos lógicos
Lógica
Lógica de relé e programas
Lógica sequencial
Lógica CLP
Conceituação e execução
Documentos lógicos conceituais
Conteúdo 3: Introdução aos Sistemas de Automação
Evolução histórica
Controlador programável x painel de relês
Controlador programável x microcomputador
Alguns comparativos entre sistemas
Arquitetura do PLC
Unidade central de processamento (CPU)
Sistema de varredura
Sistema de barramentos
Comunicação com os periféricos do sistema e outros sistemas
Detecção de erros
Correção de erros
Memória
Organização da memória
Interface de entradas e saídas
Dispositivos de entrada/saída
Sensores de temperatura
Leis do circuito termoelétrico
Limites de erros dos termopares
Termoresistências
Sensores de luz
Sensores de velocidade
Sensores de vazão
Sensores de posição
Controladores
Transmissores, transdutores e atuadores
Conteúdo 4: Introdução à Automação Industrial
Elementos básicos
Dispositivos de controle
Lógica de relês
Sistemas de automação
Controle de processos
Variáveis de processo
Diagrama de controle
Comando numérico computadorizado (CNC)
Controladores lógicos programáveis (CLP)
Automação de processos
Atuadores pneumáticos
Atuadores hidráulicos
Atuadores elétricos
Conteúdo 5: Sistemas de Automação Industrial
Objetivos
Automação
Automação e mão de obra
Automação e controle
Automação e eletrônica
Graus de automação
Ferramentas manuais
Ferramentas acionadas
Quantificação da energia
Controle programado
Controle com realimentação negativa
Controle da máquina com cálculo
Controle lógico da máquina
Controle adaptativo
Controle indutivo
Máquina criativa
Aprendendo pela máquina
Sistemas de automação
Máquina com controle numérico
Controlador lógico programável
Sistema de armazenagem e recuperação de dados
Robótica
Sistema de manufatura flexível
Automação de unidade de produção
Objetivos
Equipamentos existentes
Monitoração de dutos
Operação da plataforma
Sala de controle
Painéis locais
Rede fieldbus
Manutenção preditiva
Operação da planta via fieldbus
CP para o CLP
Conteúdo 6: Automação de Processos Industriais
Controladores Lógicos Programáveis
A Automação Industrial
Noções de Lógica Combinacional
Operações Fundamentais
Funções BOOLEANAS
Operador
Operador "OR"
Operador "NOT"
Operador "NAND"
Operador "NOR?"
Operador "XOR"
Sinais Analógicos
Sinais Digitais
Single bit
Multi bit
Definição (IEC 1131-1)
Princípio de Funcionamento
Aspectos de Hardware
Fonte de alimentação
CPU
Memórias
Interfaces de Entrada/Saída
Periféricos
Terminal inteligente
Microcomputadores
Mini-programadores (terminais de bolso)
Outros periféricos
Interfaceamento de periféricos
Aspectos de Software
Linguagens de programação
Sistemas Associados
Redes de comunicação
Supervisão e controle
Anexos
Manual do PC12 Design Center versão 2.0
Programação da Interface Homem-Máquina OP-05/OP-06
Conteúdo 7: Lógica de Programação
Sequência lógica instruções
Algoritmo
Programas
Desenvolvendo algoritmos
Pseudocódigo
Regras para construção do algoritmo
Fases
Exemplo de algoritmo
Teste de mesa
Diagrama de bloco
O que é um diagrama de bloco?
Simbologia
Constantes
Variáveis
Declaração de variáveis
Operadores
Operadores aritméticos
Operadores relacionais
Operadores lógicos
Operações lógicas
Estrutura de decisão e repetição
Comandos de decisão
Se então / IF ... THEN
Se então senão / IF ... THEN ... ELSE
Caso selecione / SELECT ... CASE
Comandos de repetição
Enquanto x, processar (DO WHILE ... LOOP)
Até que x, processar ... (DO UNTIL ... LOOP)
Processar ..., enquanto x (DO ... LOOP WHILE)
Processar ..., até que x (DO ... LOOP UNTIL)
Arquivos de dados
Abertura de arquivos
Fechamento de arquivos
Leitura de arquivos
Movimentação de registros
Gravação de arquivos
Macro fluxo
Relatórios
Características do formulário
Controle de linhas e salto de páginas
Impressão de cabeçalho e estética de página
Simbologia
Conteúdo 8: Técnicas de Programação em GRAFCET Parte 1
Lógica digital
Operadores lógicos
Variáveis e funções booleanas
Função lógica AND
Tabela de combinações ou tabela verdade
Função lógica OR
Função lógica NOT
Função lógica NAND
Função lógica NOR
Funções blocos lógicos do millenium 3
Aba FBD
Função macro (display rotativo):
Criação de um macro
Senha de proteção
Função biestável
Função set-reset
Função boolean
Função counter
Função up/down counter
Função timer preset
Função programador de eventos
Função ganho
Função comparação
Função gatilho (trigger)
Função multiplexador/demultiplexador
Função comparação em uma região
Função soma/subtração
Função multiplicação/divisão
Função text
Função display
Função entrada de comunicação serial
O formato da transmissão serial é definida da seguinte maneira
Para escrever um número no CLP proceder da seguinte maneira
Função arquivo
A resposta do controlador é estruturada da seguinte maneira
Função arquivo
Função mínimo/máximo:
Função CAM
Função decimal para binário
Função binário para decimal
Função Status
Conteúdo 9: Técnicas de Programação em GRAFCET Parte 2
Função movimentação de motores em Grafcet (MOVE SFC)
Função multiplexação de motores (MOTOR MULTIPLEXER)
Função memória (MEM)
Função contador de alta velocidade (FAST COUNT)
Limitações relacionadas ao equipamento
Vista geral da tela de programação
Criação de um novo aplicativo
Como conectar o CLP ao computador
Transferindo um aplicativo para o CLP
Grafcet
Funções Grafcet do Millenium 3
Estrutura dos softwares Grafcet
Conteúdo 10: Aplicações de Automação
Automação
Controle contínuo automático
Malha aberta ou fechada
Ações de controle
Otimização de controle
Controle lógico
Definição de controle de processo com estado discreto
Características do sistema
Variáveis de estado discreto
Alarme e intertravamento
Segurança da planta
Tecnologias do sistema
Escolha do sistema
Alarme do processo
Intertravamento do processo
Operação do processo
Fatores humanos no projeto
Temas em fatores humanos
Fatores humanos na operação
Funções do operador de processo
Atributos mentais do operador
Automatização
Modelo mental do operador
Representação espacial do sistema para o operador
Estudos do operador
Alocação de função
Análise da tarefa
Display da informação
Controle supervisório e aquisição de dados scada
Aplicações
Equipamento (hardware)
Intouch
Fixdmax
Equipamentos do scada
Centro de controle
Um exemplo de partida de bomba
Computador central
Software do computador central
Sistema de aquisição de dados
Base de dados
Módulo de cálculo
Base de dados e módulo de cálculo
Sistema de alarme
Gerenciador de eventos
Relógio
Comando partida de bomba
Comunicações
Processador de comunicações "front end"
Meios de comunicação
Rede de comunicações de dados
Protocolo de dados
Redundância do sistema
Configuração de linha telefônica
Relatórios da estação
Exemplo de "partida de bomba"
Conteúdo 11: Sistemas digitais de controle distribuído
Sistemas distribuídos
Stec-nvt - sistema de tanques para estudos de controle de nível, vazão e temperatura
Instrumentação
Concepção do controle
Estrutura da rede fieldbus
Implementação da estratégia de controle na rede fieldbus
Sistema de supervisão
Atividades práticas
Procedimentos de partida do STEC
Procedimentos de parada do STEC
Conteúdo 12: Curso Básico de Controladores Programáveis
Histórico
Evolução das aplicações dos CP-S
Vantagens dos CP-S
Princípio de funcionamento, característica e aplicações
Princípio de funcionamento
Características
Aplicações
Arquitetura de controladores programáveis
Unidades de entrada
Unidade de entrada digital:
Unidade de entrada analógica
Unidade de leitura de temperatura
Unidades de saída
Unidade de saída
Digital
Unidade de saída analógica
Unidade de processamento
Memórias
Watchdog timer
Interface de programação
Interface homem máquina
Comunicação
Canais de comunicação
Taxa de transferência
Protocolos de comunicação
Especificações do CLP
Características gerais do mpc2004
Iniciando o projeto - configuração do CLP
Linguagens de programação
Linguagens textuais
Texto estruturado (strutured text - ST)
Lista de instruções (instruction list - il)
Linguagensgráficas
Diagrama ladder (LD)
Diagrama de blocos funcionais (function block diagram - FBD)
Funções básicas
LD
DN
OUT
OUTN
OUTI
OUTIN
SETR
MONOA
MONOD
TMR
CNT
MOVK
O que é winsup?
Descrição da interface com o usuário
Descrição do gerenciador de projeto
Documentação
Configuração de hardware
Configuração da IHM
Comentários de operandos
Programas e subrotinas
Supervisão
Criação de um novo projeto
Configuração de hardware
Visualização da configuração de hardware - drivers: MPC4004 e MPC4004G
Visualização da configuração de hardware - drivers: MPC4004R E MPC4004T
Alterando ou definindo a configuraçãode hardware
Procedimentos para inserir e configurar placas - drivers: MPC4004 E MPC4004G
Inserindo um novo bastidor
Inserindo e configurando uma placa digital
Procedimentos para inserir e configurar placas - drivers
Adicionando ou substituindo um bastidor
Inserindo uma fonte de alimentação
Inserindo e configurando uma CPU
Inserindo uma IHM
Inserindo e configurando uma placa digital
Exclusão e substituição de expansões
Excluindo uma expansão
Substituindo uma expansão:
Configuração da taxa de comunicação serial
Elaboração do programa de usuário
Barra de ferramentas ladder
Descrição dos símbolos das instruções de programação
Comentário de operandos
Envio do programa
Supervisão
Supervisão de linhas
Supervisão de operandos
Conteúdo 13: Sistemas Supervisórios e SDCD
Sistemas de controle
Evolução
Controles locais
Controles centralizados
Sistemas digitais
Arquiteturas de sistemas digitais
Sistemas centralizados
Sistemas digitais de controle distribuido-SDCD
Comparação entre sistemas convencionais e SDCD
Estrutura de um SDCD
Sub-sistema de aquisição de dados e controle
Componentes básicos de uma estação de controle
Sub-sistema de monitoração e operação
Janelas (telas)
Componentes básicos de uma estação de operação
Sub-sistema de supervisão e monitoração
Componentes básicos do subsistema de supervisão e otimização
Software supervisório
Arquitetura
Base de dados
Configuração da interface de operação
Configuração dos módulos aplicativos
Configuração do módulo de comunicação
Grupo unisoft
Selecionando uma aplicação do unisoft
Criando uma nova aplicação
Criando um bargraph
Capturando um símbolo da biblioteca
Agrupando vários objetos
Construindo um display para saída de dados
Criando um TAG contador
Criando um algoritmo matemático
Criando um novo TAG na planilha matemática
Criando um botão on/off para a bomba do tanque
Dinâmica de command
Botões enchendo / esvaziando
Criando uma nova tela
Configurando um alarme
Relacionando um TAG a um alarme
Criando a saída gráfica
O certificado do Curso Automação Industrial além de informações como data de início e término, carga horária, nota de aproveitamento, frequência (progresso de estudo), CNPJ da escola, embasamento legal e dados do aluno, ainda é possível solicitar personalizações adicionais como campo para assinatura do aluno, abatimento de carga horária para realizar a prova final e ter seu certificado até no mesmo dia independente da carga horária escolhida, etc. Basta entrar em contato com nosso atendimento para solicitar personalizações conforme você desejar.
Nossos certificados podem ser usados para complemento de horas extracurriculares na faculdade, apresentação em concursos públicos (mediante verificação do edital), progressão funcional, provas de título, acréscimo ao currículo e outras finalidades diversas onde certificados de cursos livres são aceitos. Os certificados são digitais e gerados diretamente em nosso site, podem ser salvos em PDF ou impressos por você mesmo em casa e são inclusos no curso gratuitamente.
O valor do curso e certificado com a carga horária escolhida é único, sem mensalidades. Aceitamos boleto bancário e os cartões de crédito Visa, MasterCard, Diners, American Express, Elo. Também aceitamos PayPal e parcelamos o valor total em até 3x. A compra por cartão tem liberação imediata e você já tem acesso a sala de aula virtual após o pagamento e as compras por boleto bancário são liberadas em até 1 dia útil após pagamento.
Nossa sala de aula virtual do Curso online Automação Industrial é compatível com celulares, tablets (Android 4 e iOS 7 ou superiores) e computadores. Todas as funções da sala de aula e acesso ao material de estudo apostilado estão disponíveis nos dispositivos compatíveis para que o aluno tenha total comodidade em estudar, realizar a prova final e imprimir o seu certificado.
Com nosso ambiente exclusivo de aprendizagem online você pode estudar Automação Industrial online, solicitar seu certificado, realizar a prova final, solicitar serviços e aumento de carga horária. Você pode realizar sua prova final quantas vezes desejar para melhorar sua nota e solicitar nova emissão de certificado de forma rápida, fácil e sem burocracia.
A sala de aula virtual ainda conta com o professor virtual onde o aluno pode enviar dúvidas e ter ajuda sobre o conteúdo do curso e bloco de anotações pessoais para todos os alunos.
Também na sala de aula virtual a prova final pode ser feita de maneira simples e rápida. Ela será semelhante a uma prova de vestibular, com questões onde você deve marcar qual é a opção correta. Acertando ao menos metade das questões da prova (50% de aproveitamento) você será aprovado e seu certificado será emitido. Caso não consiga acertar metade das questões da prova você poderá refazer a prova quantas vezes achar necessário para atingir a meta de aproveitamento necessária. A prova tem de 5 a 15 questões e o tempo para realização varia de 20 a 60 minutos, dependendo da carga horária escolhida.
Ainda com dúvidas sobre o Curso online Automação Industrial?
O curso tem tudo que você precisa para dominar a área de Mecânica Industrial e Robótica aplicada na Industria. O conteúdo engloba desde o básico até as tecnologias avançadas e os desafios atuais.
A CursosVirtuais.net é uma empresa tradicional em educação a distância no Brasil e referência na área desde 2006. Atuamos também em Portugal, Moçambique, Angola e outros países falantes da língua portuguesa. Oferecemos cursos online com certificado válidos para os mais diversos fins. Contamos com milhares de alunos matriculados e mais de 150 mil certificados emitidos.
CURSOSVIRTUAIS.NET
OTAVIO MEDEIROS DIAS EPP
CNPJ 08.179.401/0001-62Caixa Postal 446, Ibiúna/SP - CEP 18150000
Atendimento ao aluno:
0800-580-0836 / 011 31974396 / 011 996366171
atendimento@cursosvirtuais.net
De Segunda a Sexta, das 9h00 às 17h00, exceto feriados
Divulgue a CursosVirtuais.net em sites, WhatsApp ou redes sociais e ganhe dinheiro. Clique aqui!